Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de março de 2011

Biografia de António José de Almeida

   Desta vez, no âmbito de História e Geografia de Portugal, decidi publicar uma adaptação da biografia de António José de Almeida. Isto porque estivemos a dar a Queda da Monarquia e a Implantação da República e José de Almeida foi um dos mais importantes presidentes do Partido Republicano.



  •    Desde muito jovem que manifestou ideias republicanas. Ainda ele estudava Medicina em Coimbra, quando decidiu publicar um artigo, Bragança, o último, no jornal académico Ultimatum. O rei D. Carlos, julgando o artigo insultuoso, condenou-o à prisão. Defendido por Manuel de Arriaga, apenas teve de cumprir 3 meses.
  •    Acabado o curso, foi para Angola em 1895, onde exerceu medicina estabelecendo-se, mais tarde, em São Tomé e Príncipe.
  •    Regressou a Portugal em 1903, foi para França e estagiou em diversas clínicas, acabando por regressar um ano depois.
  •    Entrou na política activa depois de montar consultório na Rua do Ouro e no Largo de Camões.
  •    Candidatando-se ao Partido Republicano por dois anos (1905/1906), foi eleito deputado nas segundas eleições desse ano, em Agosto.
  •    Em 1906, em plena Câmara dos Deputados, pede aos soldados chamados para expulsar os deputados republicanos do Parlamento, a proclamação da República. Adere à Maçonaria (ver em baixo) um ano depois.
  •    Depois de ser preso e liberto por tentativa revolucionária de Janeiro de 1908, dias antes do assassinato do rei D.Carlos e do príncipe herdeiro, continua a tentar demolir a Monarquia principalmente enquanto director do jornal Alma Nacional.
  •    Ministro do Interior do Governo Provisório e mais tarde várias vezes ministro e deputado, fundou e dirigiu, em Fevereiro de 1912, o partido Evolucionista, depois de ter criado em Janeiro de 1911, o diário República. Opôs-se ao partido Democrático dirigido por Afonso Costa, a quem se aliou no Governo da União Sagrada, em Março de 1916, ministério de que foi presidente.
  •    Foi eleito Presidente da República a 6 de Agosto de 1919 e foi o único que, até 1926, ocupou até o fim do mandado, o que foi em 1923.
  •    Com o fim de comemorar o centenário da independência da antiga colónia portuguesa, foi ao Brasil em visita oficial, ainda como Presidente da República. Tal visita foi um grande êxito.
  •    Durante o seu mandato, deu-se o levantamento radical que desembocou na Noite sangrenta de 19 de Outubro de1921, em que foram assassinados, por opositores republicanos, o chefe do governo da altura, António Granjo, assim como Machado Santos e Carlos da Maia. Nomeou 16 governos durante o seu mandato.
  •    Os seus amigos e admiradores levantaram-lhe uma estátua em Lisboa, de autoria do escultor Leopoldo de Almeida e do arquitecto Pardal Monteiro, e coligiram os seus principais artigos e discursos em três volumes, intitulados Quarenta anos de vida literária e política, obra publicada em 1934.




   Estejam à vontade para comentar o trabalho e por favor avisem se tiver algum erro.
   Beatriz




            Notas:
  1.    Maçonaria - Sociedade secreta de carácter universal, cujos membros cultivam o classismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. Admite todo homem sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição.
  2.    Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, atelier's ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

Sem comentários:

Enviar um comentário