Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de março de 2011

Biografia de António de Oliveira Salazar

   Salazar foi um ministro da finanças muito importante. Como tal, deixo-vos aqui, a sua biografia.


  •    António de Oliveira Salazar foi um estadista, político português e professor catedrático na Universidade de Coimbra. Notabilizou-se pelo facto de ter exercido, de forma autoritária, o poder político em Portugal entre 1932 e 1968.
  •    O seu percurso político iniciou-se quando foi Ministro das Finanças por breves meses em 1926 e também entre 1928 e 1932, procedendo ao saneamento das finanças públicas portuguesas.
  •    Instituidor do Estado Novo e da sua organização política de suporte, a União Nacional, Salazar dirigiu os destinos de Portugal, como Presidente do Conselho de Ministros, entre 1932 e 1968. Os autoritarismos que surgiam na Europa foram amplamente experienciados por Salazar em duas frentes complementares: a propaganda e a repressão. Com a criação da Censura, da organização de tempos livres dos trabalhadores FNAT, da Mocidade Portuguesa, masculina e feminina, o Estado Novo garantia a doutrinação de largas massas da população portuguesa, enquanto que a PVDE (posteriormente PIDE a partir de 1945), em conjunto com a Legião Portuguesa, garantiam o combate aos grupos totalitários, normalmente julgados nos Tribunais Militares Especiais e, posteriormente, nos Tribunais Plenários.
  •    Apoiando-se na doutrina social da Igreja Católica, Salazar orientou-se para um corporativismo de Estado, com uma linha de acção económica nacionalista assente no ideal da autarcia. Esse seu nacionalismo económico levou-o a tomar medidas de proteccionismo e isolacionismo de natureza fiscal, tarifária, alfandegária, para Portugal e suas colónias, que tiveram grande impacto, sobretudo até aos anos sessenta.


   Beatriz

Sem comentários:

Enviar um comentário